segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Questã de opiniães?




"Uma coisa são as relações de Estado, outra coisa, as relações entre pessoas. O Brasil mantém relações diplomáticas com o Irã e com outros países que são acusados de violar direitos humanos. O Estado de Israel massacra os palestinos, desrespeita direitos, inclusive com violência contra crianças e estupro de mulheres. Os Estados Unidos mantêm a prisão de Guantánamo. Na década de 1990, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o ditador Alberto Fujimori [ex-presidente do Peru sobre quem hoje pesam acusações de corrupção e genocídio] e o presidente Lula já recebeu o [ex-presidente dos Estados Unidos] George Bush."

Walquíria Leão, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

A percepção de que vivemos um novo mundo, uma nova época é muito clara, muito necessária. Muitos assuntos novos e complicados vão aparecendo no nosso dia-a-dia e é de extrema responsabilidade que olhemos pra toda essa informação despejada em nós com critério e discernimento.

Incomoda-me profundamente a falta de seriedade da mídia brasileira, altamente tendenciosa. Há muito tempo percebo que nossas opiniões se perdem na geléia de globos, e vejas, e folhas, e istoés.

Aqui vale perguntar. A internet, como grande vetor da descontrução da opinião unilateral de uma mídia engessada, expande e funcionaliza as diversas discussões ou enfraquece por descompatimentar uma opinião mais criteriosa?

Eu acredito na multilateralidade. Acho que é nela que a democracia pode existir com maior êxito.

E aí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário