sábado, 2 de maio de 2009

Peixes, pássaros e pessoas... umas boas, outras ótimas... outras nem tanto




Quando ouvi Kavita 1 eu tive preguiçinha. Achei bonito mas repetitivo, sem sal, sem novidade. Mais uma cantora...
Mas, Peixes, Pássaros, Pessoas... Putz! Que disco bonito. Já há algum tempo que queria escrever alguma coisa sobre este disco. Enfim... Vai uma listinha -brega- comentada

Recentemente fui a São Paulo e coloquei este disco no player do meu celular. Depois de ler a merda do Estadão (que eu ganhei da Viação 1001), dormir, acordar, olhar pela janela, decidi ouvir o disco. Sem muita pretensão.

De cara um samba, Florindo (Duani Martins). Saco! Porque tanto samba? Mas o samba é bem bonito, muito bem interpretado (jeitão de Clara Nunes), tocado por uma formação tradicional de samba, mas bem tocado (com a exceção do Felipe Pinaud na flauta... Logo ele que manda bem...).

Quando eu imaginava que viria um disco de sambas, veio Palavras não falam. Uma salsa deliciosa, com cara, corpo e roupa de Orquestra Imperial. Ai eu saquei o dedão do Kassin abençoando a produção. A música é bonita, tem um suingue filha da puta, uma instrumentação moderna com Rhodes, guitarra, naipe, e a uma voz hiper madura da Mariana.

Para o meu deleite, Mariana convidou Mayra Andrade. Puta merda!! Que cantora!! (Se juntar a Mayra com Esperanza Spalding é bomba atômica na certa...) E a parceria não para aí. A música é de Rodrigo Campos e Luisa Maita. Pra mim a melhor música do disco. Música emocionante, emocionada e feminina. Com formação roqueira, com sintetizador... Só ouvindo.

Quando volta pro Duani... As coisas dão uma brochada... A música Aqui em casa é meio besta, meio ch’jovem... Mas é bem tocada pra caralho (aliás, as formações do disco são foda, a produção é muito bem feita (a parte Kassin, claro)).

A próxima, Pras bandas de Lá é muito boa. Ecoa Do Amor e +2 ali, viu!? Uma coisa de congelar e homogeneizar uma característica, um ritmo, uma fórmula e levá-la a exaustão até entortar. Essa música é um tecno-brega do Kassin. Essas coisas meio tecladão nordestino, meio vídeo-game que só o Kassin sabe fazer muito bem!!

De volta a Duani, Manhã Azul... Ok... Samba... Com harpa.

é genial!!!!! Uma música completamente simples. Parceria de Pedro Luís com a esposa e Carlos Rennó. Tem que ouvir. O Pedro é tipo Jorge Ben Jor; Pedra bruta.
Ah... Como sempre, Kassin destrói. Ele consegue achar o lugar da canção que ele pode entortar e faz com uma riqueza, uma beleza............... Kassin é rei!

Peixes do The Darma Lovers é genial! Antes de ouvir a canção com a Aydar é importante conhecer o Darma. Aí depois você entende porque um interprete é tão importante, tão artista, tão catalisador. A música é genial! A interpretação é secular...

Nada disso é pra você é bonita demais, viu!? E como canta bonito a Aydar. Música pra arrebentar o coração. Guitarra sacana nela...

Poderoso rei é tipo um samba-enredo ala Mineira. Bem bonita. Bem Clara Nunes.

O samba me persegue é do Duani... O bacana fica por conta da parceria com o Zeca (que, apesar de tudo, ta cantando meio mal, acho que o tom ficou meio alto pra ele).

Teu amor é falso... mais samba.

O disco fecha com uma canção Duani/ Nuno Ramos (o parceiro do Fróes), Tudo que levo no bolso . Parece canção dos discos da Gal nos 70. Bem bacana, ousado.

O que fica do disco? Uma cantora muito boa, muito esperta, com um puta potencial artístico e com um péssimo namorado (Duani). A (mais uma vez) consagração do trabalho (maravilhoso) do Kassin. Cirúrgico. E um disco-antena, com algumas falhas duanescas no sinal...

2 comentários:

  1. César, eu nem ouvi e já adorei o disco e detestei o Duani! Abraços

    ResponderExcluir
  2. hahhaa

    eu tenho que parar de falar mal dos paulistas. e olha que adoro muitos.

    ResponderExcluir