sábado, 2 de maio de 2009

Sobre drogas

Acho difícil ter uma opinião concisa e abrangente sobre legalização de drogas no Brasil. Tráfico X Sociedade, Favelas X Asfalto, Violência X Educação social... Todavia, me parece lógico e, sobretudo, urgente que sejam discutidas com seriedade todas as questões que envolvem este processo.

O Brasil é um país que pela sua extensão e por sua imensa variedade sociocultural, dificulta muito a feitura e o processamento de políticas que funcionem aos diferentes lugares. Morando no Rio de Janeiro há quase dois anos, constato que muitas das relações morais, culturais, sociais, enfim, construídas ao longo da minha vida em Minas Gerais não fazem muito sentido por aqui. Muito menos em Salvador. O que dirá no Acre ou Amapá...

A questão da droga no Brasil encontra alguns grandes obstáculos. Um enorme é a falta de informação; o fato do Brasil ainda ter uma farta porção da sua população iletrada, e uma outra imensa porção letrada, porém sem senso crítico, envolvidas calorosamente pelos veículos de informação burros, sensacionalistas...

“A Marcha da Maconha, marcada para se realizar nos dias 2, 3 e 9 de maio, em 14 cidades brasileiras, foi proibida em São Paulo, Salvador e João Pessoa e pedido do Ministério Público. A sugestão é de que a marcha induziria ao uso de drogas, o que é crime.” (blog do Pedro Doria)

Acho -por mais que tenha preguiça- importante a Marcha. Assim como o dia GLSBT. Está colado nestes movimentos uma espécie de impacto brutal contra as crenças da sociedade que valorizo. Este impacto possibilitou muitas das grandes mudanças sociais nos séculos passados, sobretudo no século XX (feminismo, movimento negro, movimento homossexual...). No entanto, também sinto que as questões precisam ser resolvidas com mais urgência. É necessário que os governos se voltem com mais atenção para estas questões, e que a sociedade se organize e se informe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário