segunda-feira, 30 de março de 2009

A campanha continua




Na noite do dia 28 de março aconteceu o movimento contra o aquecimento global, A Hora do Planeta. A campanha pedia simplesmente que por uma hora (de 20:30 às 21:30) fossem desligadas as luzes da sala de sua casa.

Da janela da minha casa ouvi algumas pessoas gritando “hora do planeta, vamos apagar a luz aí porra!!!”. E vi umas 20 janelas de casas funcionando como em qualquer dia. Televisões, computadores, luzes... Tudo funcionando.

Mas confesso... Senti-me mais incomodado com a gritaria do que com a alienação das pessoas. Mais que um ato contra demência urbanóide, eu senti que aquela uma hora simbólica representava muito mais a possibilidade de cada pessoa informada e conscientizada parar por uma hora de ficar “acesa” no mundo. Uma hora que pudéssemos parar para pensar no mundo, na vida, nos nossos atos. Um momento de pedir silêncio a nós mesmos.

Enfim, percebi que é, de fato, muito caro ao mundo a ideia de silenciar-se por uma hora. Carros não paravam de andar, televisões ligadas divulgando suas besteiras, mais jogos de futebol, mais cervejas no bar... Parece que a maior dificuldade atual é a conscientização universal de que o mundo é uma grande comunidade onde todos devem ajudar aos outros, esse é o combustível. A individualidade das pessoas e dos grupos leva todos a uma completa falta de percepção das reais necessidades do universo.

De qualquer modo, a luta continua.

WWF

Nenhum comentário:

Postar um comentário