quinta-feira, 26 de março de 2009

Chegou no meu Reader.




Parceria MinC e MCT

do Ministério da Cultura - MinC de Clelia Araujo/Comunicação Social


Internet de altíssima velocidade, digitalização do banco de conteúdo audiovisual brasileiro, desenvolvimento de tecnologia para a conservação e o restauro da pedra utilizada nas esculturas barrocas e a veiculação de conteúdos científicos na Revista de História da Biblioteca Nacional são as principais ações conjuntas a serem desenvolvidas no acordo de cooperação técnica a ser assinado entre os ministérios da Cultura e da Ciência e Tecnologia.

O secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Alfredo Manevy, apresentou os termos do acordo na 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), realizada no Hotel Carlton, em Brasília, entre os dias 24 e 25 de março.

O acordo estabelece as bases de cooperação no uso da moderna tecnologia para a preservação e difusão dos acervos culturais e tecnológicos de ambos os ministérios. Já vem sendo implementado desde outubro de 2008, quando foi publicada portaria interministerial definindo as diretrizes da integração das ações entre MinC e MCT.

A assinatura do termo de cooperação estava prevista para ocorrer durante o encontro do CNPC em Brasília, mas ficou para ser firmado em outra data, porque o ministro do MCT, Sérgio Resende, não pode comparecer.

Ao apresentar o acordo de cooperação técnica aos conselheiros do CNPC, o secretário Alfredo Manevy falou sobre a importância do uso das novas tecnologias na ampliação do acesso da população aos bens e serviços culturais. Ele citou, como exemplo, a digitalização do valioso acervo da Cinemateca Brasileira que tem em seus arquivos a memória da produção cinematográfica nacional, filmes que hoje não estão disponíveis ao grande público.

Outro exemplo apresentado foi a da utilização dos serviços da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) nas instituições culturais do país. São serviços de internet banda larga, utilizados em parceria pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, que permitem a difusão em alta velocidade dos conteúdos digitais. Após a celebração do termo de cooperação técnica entre o MinC e MCT, passam a incorporar, também, as divulgações da área cultural.

Manevy explicou que a utilização da rede vai permitir a interseção eletrônica de todos os serviços das instituições do MinC, com banda larga de altíssima velocidade, além do uso de serviços de teleconferência em todo o território nacional. Ele salientou, no entanto, que o maior ganho com a adesão à rede será a digitalização do acervo cultural, pois irá disponibilizar na internet o conteúdo cultural que hoje se encontra esquecido nos arquivos e galpões do Sistema MinC.

O engenheiro Nelson Simões, representante da RNP, informou que a rede tem três atribuições principais, que são: a pesquisa e o desenvolvimento de novos serviços na internet; a realização de novos fluxos de aplicações em alta definição, como nas transmissões da televisão digital; e a articulação das áreas de Ciências Sociais e Cultura.

Informou, ainda, que a rede está iniciando um projeto piloto de difusão dos conteúdos culturais em língua portuguesa, interligando importantes serviços públicos de Cultura no país, como a Biblioteca Nacional, a Cinemateca, a Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre outros, a uma velocidade de transferência de dados pouco conhecida no país, de 1 GB por segundo. “Para se ter uma idéia do que estou falando, está valor é maior 10 mil vezes do que a capacidade da internet banda larga de uso doméstico”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário